Ilhas da Ilha

     As ilhas mais importantes para visitação são a de Raton Grande e Anhatomirim, na Baía Norte e a Ilha do Campeche, um paraíso de águas cristalinas e areias brancas, localizada na parte Sudeste, em frente a praia com o mesmo nome.

     Na parte Sul de Florianópolis existem várias ilhas: No lado Sudeste, entre as praias da Armação e do Matadeiro, está a Ilha das Campanhas. Mais ao sul existe o pequeno conjunto das Moleques do Sul. Em frente as praias do Pântano do Sul, Açores, Solidão e Saquinho está o grupo das Três Irmãs (Irmã Pequena, do Meio e de Fora) e a Ilha de Araçatuba, esta última avistada a partir dapraia de Naufragados. Estas ilhas pertencem aos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a entrada só é permitida com autorização prévia da Unidade de Gestão do Parque. Atualmente, a visitação turística nas ilhas Três Irmãs e na Ilha de Araçatuba está temporariamente suspensa. Já o acesso as Moleques do Sul é proibido por ser uma área de preservação ambiental. Ainda no lado sul, no canal entre a ilha e o continente, há pequenas ilhas inhabitadas, como as ilhas dos Cardos, do Largo, das Laranjeiras, das Vinhas e Dona Francisca. Esta última possui moradores e seu acesso, durante a maré baixa, é possivel por caminhada através do canal.

 

http://www.guiafloripa.com.br/turismo/ilhas-florianopolis

     

 Sugestões

Ilha do Campeche

     Localizada na costa leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche, a ilha possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, possui uma única praia com areia fina e extremamente clara. O mar, que tem coloração variando entre verde e turquesa, possui poucas ondas, agradando a mergulhadores e crianças.

     Há apenas dois restaurantes que permanecem abertos por todo o verão. A nossa dica é levar o seu lanche e até mesmo fazer um piquenique.

     Desde fevereiro de 1940, a Ilha do Campeche está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães, e atualmente está sob responsabilidade de uma gestão compartilhada, onde distintas associações auxiliam na conservação do lugar.

 

http://www.guiafloripa.com.br/turismo/ilhas-florianopolis/ilha-do-campeche

 +55 48 38794788  |   estrelasnomar@gmail.com

  • Instagram
  • Wix Facebook page